Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários,e reduz ao silêncio vossos inimigos. (Salmos 8,3)"

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A oração na vida da criança

O que é a oração?

"Estamos em oração quando nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora,entra numa relação viva com Deus. 
A oração é a porta para a Fé. Quem ora deixa de viver de si,para si e a partir da própria força. Ele sabe que há um Deus com quem pode falar. Uma pessoa que ora entrega-se cada vez mais a Deus. Ela procura desde já a união com Aquele com quem,cara a cara, se encontrará um dia. Por isso, pertence à vida cristã o esforço pela oração diária. Porém,não se aprende a orar como se aprende uma técnica. Embora isso soe estranho, orar é um dom que se obtém na oração." (Fonte: YOUCAT Brasil, Página 258)

O Catecismo da Igreja Católica nos diz:“A oração é a vida do coração novo e ela deve nos animar a cada momento. Nós, porém, esquecemo-nos daquele que é nossa Vida e nosso Tudo. Por isso os Padres espirituais, na tradição do Deuteronômio e dos profetas, insistem na oração como “recordação de Deus”, despertar freqüente da “memória do coração”: É preciso se lembrar de Deus com mais freqüência do que se respira.”( inciso 2697).

Diante disso, mostrar a importância da oração para uma criança é o ponto chave da Evangelização Infantil. É importante que, desde pequenos, tenhamos o nosso encontro e contato com o Pai do Céu que tanto nos ama e, nada melhor que a oração para nos levar à intimidade e conhecimento das coisas de Deus. 

Para as crianças é importante ressaltar alguns pontos:

  • A oração é um conversa com Jesus, nosso amigo, não precisamos usar palavras difíceis se não soubermos;
  • Assim como sentimos saudades do nosso amigo quando não falamos com ele; Jesus,nosso amigão,também sente saudades de nós quando não conversamos com Ele,por isso é legal fazer oração todos os dias;
  •  Quando nós cantamos nós rezamos duas vezes;
  • A oraçaõ pode ser espontânea mas também pode ser alguma oração que a Igreja católica nos ensina;

Um sugestão a fim de incentivar a oração é a Caixa de Oração:

As crianças colocam seu nome em um cartão, anotando uma oração pessoal ou desenhando. Quando todos tiverem preenchido, coloque o cartão em uma caixa. E façam uma oração entregando os pedidos ao Senhor.

Devemos,ainda,nos inspirarmos na Mãezinha do Céu, exemplo de serva fiel e em constante oração. "A oração de Maria nos é revelada na aurora da plenitude dos tempos. Antes da Encarnação do Filho de Deus e antes da efusão do Espírito Santo, sua oração coopera de maneira única com o plano benevolente do Pai" (Cat 2617). 

(Fonte imagem: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2012/09/07/aniversario-de-maria/)

3 comentários:

  1. que legal!!!
    na minha paroquia vamos criar um grupo de oração das crianças
    e estou ansiosa

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber qual oração é melhor fazer para a criança dormir traqnuila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! É muito bom para a criança dormir tranquila a oração dos pais. Padre Léo em uma pregação orientou que crianças com muitos medos e sono agitado, podem ser libertas com a oração de seus pais, é uma poderosa intercessão.

      Excluir