Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários,e reduz ao silêncio vossos inimigos. (Salmos 8,3)"

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A oração de Santa Mônica e a conversão de Santo Agostinho



A oração de Santa Mônica e a conversão de Santo Agostinho




Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno.



Para falarmos sobre os santos, precisamos, primeiramente, conhece-los e meditarmos a sua vida. Sempre que formos abordar a vida de algum santo da Igreja, é importante que leiamos antes sobre sua vida, mesmo que já conhecemos sua história.
Para a pregação de hoje, sugerimos o texto “Quem foi Santo Agostinho” do blog do professor Felipe Aquino, na Canção Nova, que está neste link:


http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/08/28/15995/

A partir desta leitura elaboramos a pregação abaixo, que é um INFOGRÁFICO, ou seja, contaremos a história e mostraremos a figura, para que as crianças possam fixar o tema abordado. Sempre que utilizarmos o recurso de contar histórias no grupo de oração para crianças, é importante que utilizemos de meios lúdicos que auxiliem as crianças a fixarem o tema, seja por imagens, objetos, fantoches, etc.
Para o infográfico, utilizaremos:
- papel color set ou E.V.A. (coloridos, nas cores do Querigma ou padronizados de uma cor só) no tamanho de 30x30 cm;
- imagens da história impressas;
- cola branca
MODO DE FAZER: Recorte os papéis e cole as imagens no centro. Atrás de cada desenho, escreva a parte da história para que você possa acompanhar, caso esqueça alguma fala. Vá mostrando as imagens e contando a história.
Lembre-se que é muito importante que você leia e memorize a história antes, para que assim, você possa envolver a criança, como um verdadeiro contador de histórias. Quando você só lê o que está escrito atrás, não há dinamismo, pois você fica preso apenas ao que está escrito, as crianças percebem, não há interação e o objetivo não é atingido. Você é o pregador daquele momento, então haja como tal, clamando o Espírito Santo sobre você, sobre sua boca, para que você seja um instrumento nas mãos de Jesus, um verdadeiro canal da graça, aberto a qualquer moção que o Espírito te inspirar. Esteja atento aos sinais que as crianças manifestam durante a pregação e interaja com elas.


Vamos à história???

Era uma vez, em uma cidadezinha lááá do norte da África, vivia a família do menino Agostinho.


                                            


Seu pai não acreditava em Deus, não tinha nenhuma fé, mais sua mãe, que se chamava Mônica, ela era muuuito religiosa, tinha um amor enorme por Deus e tinha muita fé em seu coração.

                                                      



O tempo foi passando, Agostinho foi crescendo e começou a ser muito desobediente. Não respeitava mais seus pais, respondia, brigava e foi ficando muito sapeca.


                                        

Mais tinha um lado muito bom de Agostinho: Ele gostava muito de ler, de aprender, de estudar, e ele foi crescendo estudando muito.


                                         

Quando Agostinho já era moço, ele foi morar lááá na Itália. Acredita que ele foi escondido da sua mãe??

                                                   

Sua mãe, Mônica, rezava muito por ele, e estava sempre pedindo para Deus converter seu filho. Vcs lembram o que significa converter?? Significa mudar de direção, aceitar Jesus e mudar de vida. Então Mônica rezava muito, chorava para Deus, para que Ele mudasse a vida de seu filho Agostinho.
                                           

Lá na Itália, Agostinho conheceu um padre que se chamava Ambrósio. Nome diferente né? Mais acreditam que este padre virou santo!!! Mais foi santo Ambrósio que foi conversando com Agostinho, mostrando para ele a oração, o estudo da Palavra de Deus, a vida dedicada a Deus, e o quanto era bom obedecer a Deus!!!! Agostinho então passou a amar a Deus, e largou de tudo de errado que ele fazia. A mãe dele, que se chamava como mesmo?? Mônica né! Ficou muiitooooo feliz!!!! Deus ouviu sua oração!!!! Mônica foi ao encontro de Agostinho lá na Itália, e eles passaram a morar lá em uma vila para estudar a Palavra de Deus!

                                            


Passou um tempo, Mônica sua mãe, foi morar no céu junto de Deus e Agostinho continuou rezando muito e estudando. A Igreja tornou Mônica uma santa por NÃO DESISTIR DE REZAR POR SEU FILHO. Vamos repetir o que santa Mônica fez? NÃO DESISTIU DE REZAR POR SEU FILHO! Vamos repetir mais uma vez? NÃO DESISTIU DE REZAR POR SEU FILHO!
                                      


Agostinho foi muito humilde e vendeu tudo o que tinha e distribuiu aos pobres e passou a viver uma vida de penitencia. Ele se tornou padre, e depois até bispo!!!! Passado um tempo, Agostinho também foi morar no céu junto de Deus, e ele também se tornou um santo!! Um santo muito sábio!

                                           



Hoje podemos aprender uma lição muito bonita com santa Mônica e com santo Agostinho!!! O que santa Mônica fez mesmo??? REZOU PELA CONVERSÃO DE SANTO AGOSTINHO! Nós também podemos rezar por nossa família! Para que nossos pais parem de beber, ou de brigar, para que eles participem da Igreja... Olha que oração bonita que santa Mônica fez!! Vamos rezar juntos: EU CLAMEI AO SENHOR NA MINHA ANGÚSTIA, E ELE ME RESPONDEU!

                                            



E com a vida de santo Agostinho podemos aprender o que??? MESMO QUE A GENTE PEQUE, QUE A GENTE FAÇA BAGUNÇA DEUS NOS DA A CHANCE DE CONVERTER! MUDAR DE VIDA!

                                                   

Conduza uma oração pedindo ao Espírito Santo que abençoe todas as mães que rezam pelos seus filhos, e pedindo para que o Espírito Santo nos ajude a viver como Jesus nos ensina e abandonar as coisas ruins que fazemos.


Obrigado pela visita! Se você gostou do nosso blog, curta, comente e compartilhe, nos ajude a divulgar essa obra!! Até a próxima!!




OBS: As imagens foram retiradas do blog da Tia Adelita, Canção Nova http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/ ; do site Amiguinhos de Deus http://www.amiguinhosdedeus.com/ ; e as demais do “Google Imagens” digitando as palavras chaves: “globo terrestre desenho”, “livro desenho”, “menino bravo desenho”, “crianças rezando desenho”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário