Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários,e reduz ao silêncio vossos inimigos. (Salmos 8,3)"

sábado, 12 de maio de 2012

Jesus, o Bom Pastor


"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim." (São João 10,14)

Quanta vezes você já ouviu dizer que Jesus é o Bom Pastor? E ainda, que nós somos as ovelhas? Com certeza não foram poucas as vezes!! Mas você já parou para pensar por quê ovelhas? Não poderia ser bois? Vacas? Cabritos?
Analisando a natureza da ovelha, essa, solta em um pasto, não consegue distinguir uma erva boa,da venenosa em decorrência do seu faro não ser bom. Além disso,são animais frágeis, susceptíveis ao ataque dos lobos. Por isso, o pastor as deve conduzir.

"Salmo de Davi. O Senhor é meu pastor, nada me faltará.   
Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes,   
restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.   
Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.   
Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça.   
A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias."
(Salmo 22) 


Jesus também nos convida a sermos pastores:
"Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros*." (João 21,15)
*Cordeiro: muitas vezes usado para significar filhote de ovelha.


Formas de abordagem no Minsitério Criança:
 1) Musical: O Bom Pastor


NARRADOR – (antes da coreografia) Oi. Tudo bem com vocês? É muito bom saber que alguém cuida da gente, não é mesmo? O papai cuida de nós, a mamãe cuida de nós, o vovô e a vovó cuidam de nós... É bom, não é?
Mas sabem: eu vou contar um segredo pra vocês. Deus também cuida de nós. Vocês sabiam? Quem sabia levante a mão! Levante a mão bem alto! É, Deus cuida de nós. E Jesus também! Jesus cuida de nós porque ele nos ama muito. Jesus cuida da gente como um pastor cuida de suas ovelhas. Jesus é o nosso salvador. Vocês querem ver? Quem quer ver levante a mão bem alto! Então vamos ver.

(início da música e da coreografia)



MÚSICA: O BOM PASTOR

(introdução)
Eu sou o bom pastor.
Cuido das minhas ovelhas.
Que me conhecem assim.
Ficam pertinho de mim.

Eu sou o bom pastor.
Gosto das minhas ovelhas.
Por elas tenho amor.
O amor de Nosso Senhor.

(introdução)
Eu sou o bom pastor.
Meu nome é Jesus.
De tanto amar vocês.
Eu me entreguei na cruz.

Eu sou o bom pastor.
Fiquem perto de mim.
Eu cuido de você que.
Será feliz assim.


COREOGRAFIA

- na 1ª introdução entram as ovelhas espalhadas e depois entra Jesus
- as ovelhas interpretam a música assim como o ator que faz Jesus. A música será cantada pelo grupo de música. Observação: procure ensaiar um coro de crianças para cantar a música. O resultado será ótimo!
- No final Jesus sai e as ovelhas vão atrás dele cantarolando a música até saírem totalmente.

*Música e letra de Emílio Carlos.

(fonte: http://catequesecatolicajc.blogspot.com.br/2009/04/teatro-o-bom-pastor.html)


2) Teatro:
Teatro 1:

O Bom Pastor, Peça infantil baseada no texto bíblico, da ovelha perdida(João 10, 27-30). 

(As ovelhas podem ser feitas de papel e colocadas num palito – cada criança vai segurar uma ovelha. Ou termos apenas uma ovelha – fantoche/pelúcia – que será a ovelha perdida)
NARRADOR – Há muito tempo atrás vivia um pastor que tinha cem ovelhas.
(Entra o pastor – na verdade Jesus – com um cajado nas mãos, próprio de pastor da época).
NARRADOR – Ele falava com as ovelhas e as ovelhas conheciam sua voz.
PASTOR – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. (senta-se, observando as ovelhas)
NARRADOR – As ovelhas seguiam o pastor por onde quer que ele fosse. Mas um dia uma das ovelhas se desviou do caminho e se perdeu.
(Uma das ovelhas sai por um dos corredores laterais e vai até o fundo da igreja).
NARRADOR – O bom pastor percebeu que uma das suas ovelhas havia se perdido.
(Jesus se levanta)
PASTOR – Meu Pai (olha para o céu) que me deu essas ovelhas é o maior de todos, e ninguém pode tira-las da mão do Pai. Me esperem aqui.
NARRADOR – E dizendo isso o bom pastor deixou as 99 ovelhas no campo e foi atrás da ovelha que se perdeu.
(O pastor sai pela igreja procurando a ovelha perdida)
NARRADOR – Longe do pastor a ovelhinha estava passando fome, frio e medo. Quando a ovelha viu o pastor ficou feliz da vida. (a ovelha se aproxima do pastor) E quando o pastor achou a ovelha perdida ele ficou tão contente que disse a todos:
PASTOR – Alegrem-se comigo! Porque minha ovelha estava perdida e eu a encontrei. (volta para frente com a ovelha encontrada)
NARRADOR – Essas ovelhas somos todos nós: homens, mulheres e crianças. E esse pastor é Jesus. Quando nos desviamos do caminho de Deus, Jesus nos oferece outra chance: a chance de voltar para perto Dele. Através do arrependimento podemos reencontrar Jesus, reencontrar o caminho do céu.
PASTOR – (Já na frente) Eu lhes digo: hoje haverá muita alegria no céu, porque um pecador se converteu.
NARRADOR – Haverá festa e alegria porque um pecador foi resgatado do pecado e terá a vida eterna com Jesus. E nós? Será que estamos no rebanho de Jesus, seguindo junto com as 99 ovelhas? Ou será que estamos perdidos como aquela ovelhinha, com fome, com frio, na escuridão, sem ter a luz de Jesus?
É tempo de se reencontrar com nosso bom pastor, que nos guia pelo caminho da santidade e do perdão, da justiça e do amor, que nos guia pelos caminhos de Deus!
(Música. Sugestão: dar uma lembrancinha – um cartão impresso no computador, com a frase “O Senhor é meu pastor – nada me faltará!”. Se possível com um desenho de Jesus carregando a ovelha perdida).


Teatro 2:  

Esse teatro pode ser realizado na Santa Missa ou adaptado para o Grupo de Oração.

Aninha: Bom dia crianças !!
Luizinho: Bom dia Aninha.
A: Sabe crianças eu queria falar que eu estou muito feliz de estar aqui com vocês novamente.
L: É tão bom quando nos reunimos aqui para aprender com Jesus vocês não acham crianças ?
A: E por falar em aprender Luizinho o que você entendeu do evangelho de hoje ?
L: Eu não entendi nada !! Aliás eu não sabia que Jesus é pastor de ovelhas...
A: Na verdade Luizinho Jesus se compara a um pastor de ovelhas, sabe porque ? É que o pastor vive para sua ovelha... Assim como Jesus vive para nós...
L: Mas porque Jesus escolheu nos comparar com uma ovelha e não com outro animal ?
A: Sabe Luizinho quem tem vacas cavalos ou outro tipo de criação não precisam de certos cuidados pois a criação vai crescendo e se desenvolvendo sozinha.
L: E a ovelha é diferente ?
A: Sim, é totalmente diferente.
L: Porque Aninha, como vive uma ovelha ?
A: Uma ovelha não sabem nem ir ao pasto sozinhas, é o pastor quem as leva, aliás elas não sabem nem escolher a própria comida, sabia ?
L: O quê?
A: É sim Luizinho, se o pastor não fica atento elas acabam comendo qualquer coisa pois não sabem como os outros animais escolher o que é bom ou o que é venenoso.
L: Cruzes... são totalmentes dependentes do pastor então ?
A: E tem mais... as ovelhas tem um péssimo faro, por isso elas se perdem no caminho facilmente.
L:Então sem o pastor para cuidar delas elas podem até morrer...
A: Isso mesmo, elas não sabem se cuidar nem mesmo se defender. Mas tem uma coisa que elas sabem muito bem ...
L: Ufa... o que elas sabem afinal...
A: De tão apegadas que são ao pastor elas conhecem sua voz e sabem reconhecer a voz do pastor com a voz do ladrão de ovelhas.
L:Aninha acho que estou começando a entender... É por isso que Jesus se diz o pastor e nos chama de ovelhas...
A: É sim Luizinho, ô menino esperto... Jesus faz o mesmo com a gente.
Nós também somos como as ovelhas. Não conhecemos direito o caminho e podemos errar facilmente.
L: Precisamos de um pastor né Aninha ...
A: Muito bem, e quem é o único pastor que cuida de nós ??
L: O único pastor é Jesus Ele cuida de nossas feridas e nos mostra o caminho seguro !
L: Que bom Aninha saber que Jesus é o meu Pastor !!!
A: É Luizinho, mas infelizmente nos dias de hoje muita gente se acostumou a ser ovelha sem pastor. Ficam assustadas, com medo de tudo, desanimadas com tantos problemas. Machucados pela vida mesmo, e acabam achando que a vida é assim mesmo...
L: É mas quando você toma Jesus como seu pastor, quando sente a sua presença... o carinho a força e a alegria que Ele traz para sua vida, você pode ver que diferença faz ter um pastor.
A: Que lindo Luizinho !! Então vamos rezar ?
L: Vamos ! Vamos crianças... A Aninha fala e a gente repete ta bom...
A: Jesus obrigado por ser o meu pastor.
Quero ser a tua ovelhinha.
Vem me dar todo carinho e amor / para que eu possa viver / seguro e feliz.
Cuida de mim Jesus querido.
Me carrega no colo / e me leve sempre com o Senhor.
Amém
L: Agora vamos Aninha pois o padre quer continuar a missa...
A: É mesmo Luizinho, mas de tão feliz que eu estou que hoje eu vou embora cantando...
Nós somos ovelhinhas Jesus é o pastor
Jesus nos põe nos ombros com muito amor.
Me chama pelo nome eu conheço a sua voz
Ele ama o seu rebanho e a cada um de nós

Teatro 3:
A OVELHA ALGODÃO
Narrador: Era uma vez, uma ovelha chamada algodão, não, ela não era branca como as outras ovelhas, ela era verde, sim, VERDE, também possuía 4 patas, 2 olhos e uma boca...ela era feliz e gostava de dizer: Méeee. Certo dia, nossa ovelha verde foi passear no bosque e se perdeu do seu pastor.

Ovelha verde: Méeeeee eu to perdidooooo! E agoraa quem poderá mesalvaaar?? Méeeee.

Narrador: A ovelha tava desesperada, não sabia por onde ir para encontrar o pastor e suas amiguinhas ovelhas. Até que ela encontrou um galo caipira.

(TOCAR A MÚSICA DO GALO – o galo entra dançando)

Narrador: o galo caipiraera conhecido na região por enganar as pessoas,* enganar é muito feio*
Galo caipira: uaiisôo, o que ceta com essa cara? Parece que ta perdidouaai
Ovelhinha verde: mas eu toooooooooo( escandaloso) eu quero achaaar meu pastor e minhas amiguinhas ovelhas
Galo caipira: aaaaaah larga a mão disso sôo, fica aqui na florestaauaai, é mais mió de bãoooo!!!!
Narrador: Aovelhinha tava perdida, não sabiaaoq fazer. Até que chegou mais um bichinho da floresta, o joaninhaespuleta
Joaninha: oiiiiieeeeamigooss, como vcsestãooooo? ( bem animada)
Galo caipira: Affff chegou a joaninha alegrinhaaaa
Ovelhinha verde: oiiiiiiiesapooo, vc pode me ajudar? Eu to perdido, quero encontrar meus amigooos e meu pastooor. ( falando desesperado)
Joaninha: claaaaaroamiguinhoo, amigo são pra essas coisas!!!
Narrador: Os três andaram um pouco até que que encontraram duas placas! Uma escrito Pastor Jesus e outro escrito floresta escura!
Ovelinha: Méeeeee e agoraaaa? Pra que ladooo eu vooooooméeeeeeee!!!
Galo caipira: uaaisôo, craro que oc vai pro lado da floresta escura nee, la é bãooooo de maaaais!
Joaninha: Amiguinhooo, pensabeeem! O lado do pastor é muito melhor, pqla ele vai cuidar de vc e tem seus amigos.
Galo caipira: para de falar bobagem pra ele sôo, oc num sabe de nadaa! Na floresta é muito mióo, la num tem ninguém pra falar oq a gente faz e tem festa todo diaaa ( musica de festa de fundo, o galo começa a dançar e a ovelha empolga e dança junto)
Sapo Bob: essas coisas não trazem a felicidade pra gente, tudo isso passa! Só o Pastor Jesus que pode nos da a felicidade, pq Ele nos ama e cuida da genteee!
Ovelhinha: Meu DeeeeeeeeeeusMéeeeeeeee, toperdidaaaa, que caminho eu escolhooooooo?? O que vcs acham criançaaaas!?!! É a florestaaaméee? Ou o pastor Jesuuuuuss??Méeeee
Ovelhinha: Sabede uma coisa, eu vo pro caminho do meu pastor, pq Ele me amaa e não sei viver sem ele
Galo: aaaaaahvc é um bobo, vai laentãooosôo
Joaninha: isso mesmo ovelhinha, vc sabe que lavc vai ser feliz!
Ovelhinha: uhuuuuuuuulll (pulando de alegriaaa) Tchauuuucriançaaaaas, obrigadaaa por terem meajudadoooméeeeee
Narrador: E a ovelhinha verde foi embora ao encontro do seu Pastor onde ela sabe que será realmente feliz.

Uma outra  proposta de teatro encontra-se em: http://catequesecatolicajc.blogspot.com.br/2009/04/teatro-2-o-bom-pastor.html 


 Boa Evangelização e fica com Deus!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário