Nossa, como é bom falar da nossa Mãe! A serva fiel, que através do seu SIM o Salvador veio ao mundo. Como diz a música "Ó Mãe santíssima, me leva a Deus" (Porta do Ceú -Vida Reluz) Ela é a Porta do Céu, nossa intercessora, aquela que entrega nossos pedidos à Deus, com todo o seu cuidado de mãe.
Há infinitas formas de falar da Mãezinha para uma criança, a maneira com que fizemos em nosso Grupo de Oração foi:
Formas de Abordagem:
1) Leitura da Passagem Bíblica (Bíblia das Crianças) do Anuncio do Anjo Gabriel a Maria resaltando que Maria tem uma grande importância na Salvação, pois se ela não tivesse dado seu sim, Jesus não teria vindo ao mundo e até hoje viveríamos na escuridão do pecado, (lembrando que o pecado nos impede de sentir o amor de Deus). Por isso devemos ser muito gratos a nossa Mãezinha do Céu. Assim como a Mãezinha do Céu temos a mãezinha da Terra que faz tudo por nós, principalmente ser gratos por ela ter permitido o surgimento da nossa vida. Ressaltando que quando uma criança mora com outra pessoa além de sua mãe, essa pessoa também é considerada mãe, então devemos ser gratos tanto a mãe biológica, quanto a mãe de criação. Como esta semana antecede ao dia das mães fizemos o combinada de que nesta semana em especial faríamos tudo para agradá-las e demonstrar nosso amor, como por exemplo, obedecendo, ajudando nas tarefas de casa, dizendo obrigada e todos os exemplos de sempre.Para agradar nossa Mãezinha do Céu precisamos agradar nossa mãezinha da Terra, mas a melhor forma de deixa-la feliz é deixar seu filho Jesus feliz, pois mãe é assim.
2) Outra forma bastante interessante é ensinar a contemplar o Santo Terço. A maioria das pessoas pensam que criança não gosta de rezar o terço, mas não é bem assim! Elas adoram aprender coisas novas, por isso é muito bom explicar a importancia do terço e ensiná-las. Um breve histórico: A palavra rosário deriva do latim rosarium, que significa “buquê”, “série de rosas”, “grinalda”. As pessoas gostavam de adornar as imagens de Nossa Senhora com pequenas coroas de flores, com terços, ou com guirlandas de rosas, ou melhor, com "rosários", como os que eram colocados na cabeça das jovens, em dias de festa. É daí que se originou o nome de Rosário para designar os lindos e variados terços que servem para contar o número de Pais-Nossos e de Ave-Marias que formam o Rosário. Cada Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória rezados são como “rosas espirituais” colocadas aos pés do Senhor e de sua Mãe.
(segunda-feira e sábado)
MISTÉRIOS LUMINOSOS
(quinta-feira)
MISTÉRIOS DOLOROSOS
(terça e sexta-feira)
MISTÉRIOS GLORIOSOS
(quarta-feira e domingo)
As imagems abixo foiram tiradas do Cantinho da Criança (http://blog.cancaonova.com/cantinho/category/terco/) e podem ser utilizadas para explicar às crianças
3) Jardim da Mãezinha:
Essa forma de abordagem irá falar da Mãezinha do Ceú e da Mãezinha nossa daqui da terra.
No começo,fala-se um pouquinho da Mãezinha do Ceú e da nossa Mãezinha, falando a importância delas e de como elas gostam quando damos atenção para elas. Depois, pedir para cada um fechar os olhos e imaginar-se em um jardim, um lindo Jardim, cheio de flores, árvores (descrever um jardim bem bonito) e que nós iamos no Jardim colher cada uma daquelas flores para dar para Mãezinha. Pedir pra abrir os olhos, e,ainda imaginado, explicar que iremos colher flores muito especiais,flores com mensagem de Jesus para nosssa Mãezinha aqui da terra (espalhar flores previamente no local com varias palavras escritas tal como amor, carinho, compreenssão, cuidado, apoio, beijos,abraços,sorrisos, respeito..)e que quando alguém achar alguma flor, avisar que iremos até a pessoa para ela ler o que está escrito. Inicia-se um passeio pelo Jardim, quando a primeira criança achar a flor, pedir para ela ler e exemplificar como ela poderá fazer o que está escrito para sua mãe, nessa hora, perguntar sobre a Mãezinha do Céu,como podemos presenteá-la? Que está conduzindo a oração deverá explicar que para darmos flores a Mãezinha do Ceu,basta rezarmos uma Ave Maria, Reza-se a ave Maria e prossegue a oração da mesma forma, encontrando as flores, lendo, falando como fazer e rezando a Ave Maria.
Que nós possamos clamar pelos dons de Maria em nossas vidas!
Até a próxima,pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário