Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários,e reduz ao silêncio vossos inimigos. (Salmos 8,3)"

sábado, 1 de setembro de 2012

Setembro: mês da Bíblia!!!

♪♫ Toda Bíblia é comunicação, de um Deus amor, de um Deus irmão ♪♫

Que nesta mês da Bíblia,nós possamos incentivar as crianças a conhecer um pouquinho mais sobre esse belo livro que é uma verdadeira declaração de Amor de Deus para cada um de nós. Ler a Bíblia com as crianças é muito importante,e mais legal ainda é apresentar a elas a Blíblia das Crianças! 

Algumas sugestões para os Grupos de Oração:


                          1- Personagens Bíblicos

Escrever o nome de personagens bíblicos com número compatível ao de participantes, sem conhecimento dos mesmos. Fixar nas costas de cada um. Todos passearão pelo ambiente e através de mímicas procurarão fazer com que cada participante identifique o personagem que está afixado em suas costas. Quem suspeitar de qual seja o seu personagem falará ao evangelizador, se estiver certo ele se sentará, caso contrário, voltará a andar e procurar mais dicas.

2- Tomé, onde está a sua fé?


É muito parecida com a brincadeira 'Detetive' cujos personagens são: o assassino, o detetive e as vítimas. Na brincadeira 'Tomé, onde está a sua fé?' teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os discípulos. Esta é uma brincadeira para ilustrar a mensagem de fé transmitida na passagem bíblica de Tomé.
Material: Tiras de papel e caneta.

Escreva sobre um papel 'Jesus', sobre outro 'Tomé' e tantos 'Discípulos' quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papéis e sorteie. As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus. Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um discípulo deverá dizer:- 'Jesus está presente e vivo no meio de nós!'Tomé não acredita que Jesus está presente no meio dos discípulos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: - Mestre, é você mesmo?

Caso a criança que Tomé indicou seja um dos discípulos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:- Tomé, onde está a sua fé???

Inicia-se a brincadeira novamente.A criança que foi o Tomé pode redistribuir os papeizinhos com os personagens.

 3 - Caminho 

Prepare o ambiente: Faça um caminho no chão com TNT e coloque desenhos de pés cortados, que podem ser feitos de cartolina colorida. E no final do caminho, coloque a Bíblia aberta, com uma vela acesa e flores ao lado. E uma Bíblia fechada, com uma vela apagada e flores murchas do outro lado.Colocar um pote fechado(de modo que as crinaças não vejam o que tem dentro) com pirulitos de coração,previamente lavados com a embalagem.




Prepare 01 cartaz com as figuras dos meios de comunicação (carta, telefone, celular, fax, e-mail) explique as crianças que podemos falar com as pessoas através de todos esses meios de comunicação, porém Deus fala conosco através da Bíblia. Inicie perguntando as crianças o que é a Bíblia para cada uma delas? quem conhece...(Deixem que falem)

Vocês leem a Bíblia crianças? Sempre! Diariamente? Porque?
Vocês sabiam que nela está contida a Palavra de Deus e que ela ilumina o nosso caminho?
 
 


Vamos agora fazer uma experiência? (nesse momento caminhe rumo as Bíblias.)

 
Pergunte as crianças quem aqui gosta quando as pessoas fazem as coisas somente para você? Quando alguém diz; “ Quando seu pai ou sua mãe diz: Vamos sair e nos divertir só nós dois.” É legal estar com outras crianças, mas fica especial quando é somente para você, não é mesmo?
 
Agora imagine que você foi a um grande estádio e Jesus estava lá para falar a todos. Isso seria maravilhoso. Mas imagine que Ele tenha vindo em sua direção para falar apenas com você. Isso seria bem melhor não é mesmo?
Sabiam que Jesus faz exatamente isso? Conversa somente com você? A Bíblia foi escrita especialmente para você. Quando você a pega e lê, é Jesus quem está falando apenas com você.
 
Você e Jesus podem ter um encontro marcado todos os dias, basta que assim você tenha o desejo de aprender das histórias da Bíblia. Muitas pessoas dizem que a Bíblia tem muitas estórias, é muito grande e às vezes, até chatinha para ser lida diariamente. E o mais engraçado é que muitas dessas pessoas nunca experimentaram parar um minutinho para ler algum livro que faz parte da Bíblia. Então, como podemos saber se ela é legal ou não se nós não a experimentarmos?
 
Peguem cada um 1 pirulito dentro da taça e reparem no formato de coração. Pensem que é o coração de vcs, em direção aos caminhos de nosso amigo Jesus. Agora coloquem na boca sem tirar a embalagem e sintam o sabor... (Explique que os pirulitos foram lavados) e deixem falar, pois com certeza reclamarão. Agora retirem a embalagem e experimentem o doce sabor...Assim é a nossa vida com a Palavra de Deus. Devemos lavar o nosso coração, rezar e pedir a luz do Espírito Santo para iluminar a nossa mente, para que assim possamos ouvir e sentir o que Deus nos fala.

Peçam para que reparem na diferença das duas Bíblias, fechada e aberta. Pergutem como onde a Bíblia deve ficar. Quando em nossa casa a Bíblia fica exposta, servindo apenas para enfeite, ela fica cheia de poeira e assim fechada, não podemos ouvir Deus falando conosco. Nossa vida fica apagada como essa vela e nossas flores do coração, murcham, nos deixando tristes.
Já o contato diário com a Bíblia, acende a luz do nosso coração, abre os nossos ouvidos para ouvir o que Deus quer falar conosco e deixam nossas flores bonitas e cheias de vida.
Mas também há um porém...
Onde devemos guardar a Palavra de Deus em nossa vida? (Deixar que respondam)
No coração!(pedir para reparar no pirulito)
A bíblia só fala a VERDADE!!

** Pessoal,eu tirei as ideias de vários lugares,e acabei não anotando. Por favor,se você for autor de algumas dessas,me avise que eu coloco as referências!Obrigada!